segunda-feira, 28 de julho de 2008

BAMBUTERAPIA - MÓDULO II

SISTEMA LINFÁTICO

Sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.

É constituído pela linfa (do latim-água nascente/pura), vasos e órgãos linfáticos.

Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os tecidos do corpo. Capilares mais finos vão se unindo em vasos linfáticos maiores, que terminam em dois grandes dutos principais: o duto torácico (recebe a linfa procedente da parte inferior do corpo, do lado esquerdo da cabeça, do braço esquerdo e de partes do tórax) e o duto linfático (recebe a linfa procedente do lado direito da cabeça, do braço direito e de parte do tórax), que desembocam em veias próximas ao coração.
Linfa: líquido que circula pelos vasos linfáticos. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias, apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos. No sangue os linfócitos representam cerca de 50% do total de glóbulos brancos.
Órgãos linfáticos: .
- Amígdalas (tonsilas palatinas): produzem linfócitos.
- Timo: órgão linfático mais desenvolvido no período pré-natal, involui desde o nascimento até a puberdade.
- Linfonodos ou nódulos linfáticos: órgãos linfáticos mais numerosos do organismo, cuja função é a de filtrar a linfa e eliminar corpos estranhos que ela possa conter, como vírus e bactérias. Nele ocorrem linfócitos, macrófagos e plasmócitos. A proliferação dessas células provocada pela presença de bactérias ou substâncias/organismos estranhas determina o aumento do tamanho dos gânglios, que se tornam dolorosos, formando a íngua.
- Baço: órgão linfático, excluído da circulação linfática, interposto na circulação sangüínea e cuja drenagem venosa passa, obrigatoriamente, pelo fígado. Possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, destroem micróbios, restos de tecido, substâncias estranhas, células do sangue em circulação já desgastada como eritrócitos, leucócitos e plaquetas.
Dessa forma, o baço “limpa” o sangue, funcionando como um filtro desse fluído tão essencial. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático
Hidrolipodistrofia Ginóide (Celulite)

A celulite está presente em 80% das mulheres ocidentais, aparecendo cada vez mais cedo nos jovens adolescentes e até mesmo nas mulheres magras. Ocorre nas fases em que há alterações endocrinológicas como: puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais.
Trata-se de alteração do tecido conjuntivo subcutâneo, com desequilíbrio do metabolismo, da circulação e das fibras de sustentação.
Não é apenas o aumento do tecido gorduroso, mas soma de alterações, decorrentes do aumento de gordura, por fatores hereditários, metabólicos, hormonais, alimentares, circulatórios, emocionais e comportamentais.
As regiões mais atingidas pela celulite são: abdômen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.
Classificação:

Grau 1 - aumento do volume das células do tecido gorduroso na região afetada ocasionado por acúmulo de gordura dentro da célula.
Não existe alteração circulatória e dos tecidos de sustentação, apenas uma discreta dilatação das pequenas veias do tecido gorduroso.
Não há sinais visíveis na pele e nem dor.
Como viram a Grau 1 é aquela que nao nos é muito visivel
Vamos adiante>

Grau 2 – As células gordurosas ficam um pouco mais cheias de gordura, e as que ficam na parte mais profunda começam a sofrer o mesmo processo.
Já aparece um certo grau de fibrose, que se piorar começa a formar micronódulos na fase seguinte.
O aumento do volume das células provoca alteração circulatória por provocar a compressão das micro-veias e vasos linfáticos.
O sangue e a linfa ficam represados. Ocorre então um maior “inchaço” das células gordurosas e detritos tóxicos, que deveriam ser eliminados, começam a ficar acumulados.
Já se observam irregularidades à apalpação e ainda não existe dor
Como viram Grau I E II, são mais ou menos leve, mas merecendo um tratamento

Grau 3 – As células continuam aumentando de volume por causa da contínua aquisição de gordura.
Com essa desordenação do tecido aparecem nódulos que apesar de mais profundos, são vistos como irregularidades na superfície da pele.
Temos nesse caso já fibrose, que é o endurecimento do tecido de sustentação e a circulação fica mais comprometida.
Já podem aparecer vasinhos e microvarizes.
A pele fica com o aspecto “casca de laranja”. Apresenta-se a sensação de peso e cansaço nas pernas.

Grau 4 - É acentuado o inchaço das células gordurosas.
O tecido de sustentação se torna endurecido e a circulação de retorno está muito comprometida.
Nesse estágio, a celulite é dura, a pele “lustrosa”, com depressões e aspecto acolchoado. As pernas ficam inchadas, doloridas, sensação de cansaço mais freqüente até mesmo sem esforço.
Nessa fase aparecem buracos, chamados de “buracos negros” onde a circulação está diminuída, com vários macronódulos e presença significativa de fibrose.
No G. 3 já há sensação de inchaços mas no 4 já há fibrose.
Resumindo:

Grau 1 – discretas deformidades que são notadas ao serem submetidas ao pinçamento da pele.
Grau 2 – alterações visíveis em estado normal.
Grau 3 – aspecto de casca de laranja.
Grau IV – aparecimento de nódulos subcutâneos endurecidos que acentuam em muito a formação do Grau 3 e costumam ser dolorosos
É interessante falarmos sobre a celulite, porque com a bambuterapia, teremos otimos resultados para amenizar esse terror.

Agora vamos passar a outra situação
Gordura Localizada

A gordura localizada é um aumento das células gordurosas em regiões localizadas, devido ao sedentarismo, alimentação irregular, disfunção hormonal e postura inadequada.
A pele se apresenta ondulada, almofadada, irregular, mas ao ser esticada apresenta-se com superfície lisa, homogênea, macia, com textura e cor inalteradas.
No homem o local onde se apresenta é a barriga. Mas na mulher tem os chamados “pneuzinhos” e na mulher ginóide na região do guadril onde se forma o chamado “culote” e na mulher andróide na barriga, como o homem.
Flacidez

A flacidez se caracteriza por dois tipos:

- a flacidez dérmica – processo lento e progressivo onde as fibras de sustentação da pele, o colágeno e a elastina enfraquecem ao longo do tempo devido ao envelhecimento natural do organismo, genética, raça, uso de corticóide, dietas hipoproteicas e principalmente o fotoenvelhecimento, contribuem para esse tipo de flacidez.

- a flacidez muscular – por falta de atividade física, de contração muscular, imobilidade, o que deixa o músculo com espessura diminuída e ondulações na pele o que compromete o visual estético.
Vamos entrar na massagem com bambus. Como se pensava no inicio, parecia ser apenas um procedimento relaxante. Mas foi passando o tempo, foram sendo feitas pesquisas, tratamentos e se verificando que a bambuterapia está sendo de grande eficiência. Vamos então ver como se processa essa técnica.

Segue esse video, o qual achei muito interessante, pois até agora, estavamos apenas na massagem, para relaxamento, deitadas, cremes, etc.

Vamos entrar na massagem com bambus. Como se pensava no inicio, parecia ser apenas um procedimento relaxante. Mas foi passando o tempo, foram sendo feitas pesquisas, tratamentos e se verificando que a bambuterapia está sendo de grande eficiência. Vamos então ver como se processa essa técnica.

Corporal: bambuterapia (todas as manobras repetir 5x)

Inicie com um contato com os bambus finos, com deslizamentos suaves, começando pelos pés,suba até os ombros, rosto e desce até os pés. Depois então inicie os movimentos de massagem.

Começa de decúbito dorsal -

Pés:
- Deslizamento superficial (rola e desliza, vai com pressão e volta sem).
- Aquecimento (friccionar)
- Deslizamento profundo (só vai)
- Fricção rolante geral: (como se estivesse acelerando moto)
- Amassamento rolante (com dois bambus faça pinçamento, um parado e o outro empurra).
- Isometria muscular:
- coloque os bastões por dentro da perna e peça para a cliente fechar a perna
- coloque os bastões por fora da perna e peça pra cliente abrir a perna
- coloque o bambu por cima do tornozelo e peça para a cliente levantar a perna
Perna:
- Deslizamento superficial
- Aquecimento

- Deslizamento profundo
- Fricção rolante geral
- Amassamento rolante
- pontos de acupuntura
- Isometria muscular:
- firme no joelho e peça para ela tentar levantar a coxa
- coloque o bambu por baixo do joelho, empurre para cima e peça para a cliente empurrar a perna para baixo.

Coxa:
- Deslizamento superficial
- Aquecimento
- Deslizamento profundo
- Fricção rolante geral
- Amassamento rolante
- Isometria muscular:
- ponha um bastão abaixo do joelho, levantando a perna e peça para ela tentar baixar a perna
- bombeia sempre no final, na inguinal
Aqui, podemos colocar a cliente de lado para fazer lateral da perna e a parte do culote
Barriga:
- preparação (estímulos intestinais, e aos linfonodos principais)
- rolamento
- amassamento
- pontos de acupuntura: E25(bilateral), VC02, VC04, VB26(bilateral), VB27(bilateral).
Os VC04 e o VC02 devem ser pressionados juntos (dois dedos acima do umbigo e dois dedos abaixo)
Os VB26 E O VB27 devem ser pressionados juntos (crista ilíaca)
E 25 devem ser pressionados dos dois lados do umbigo, quatro dedos fechados de cada lado.

Colo

- deslizamento no colo
- deslizamento nos ombros
- deslizamento braço e antebraço
- rolamento na mão
- relaxamento do trapézio e pescoço
Nesse deslizamento nos ombros e trapézio, mandamos a cliente respirar e procedemos de forma delicada.
A região do pescoço deve ter bastante atenção, como em toda massagem, pois é uma região de muita tensão.
Ai então passamos para:

Decúbito ventral
Pés
- rolamento na sola do pé
- rolamento entre os dedos
- pontos de acupuntura no pé dos dedos até o calcanhar

Perna
- deslizamento na perna – panturrilha
- passar levemente na região poplítea

Coxa
- amassamento e rolamento na coxa
- amassamento profundo de levantamento da região glútea

Costas

- rolamento região ilíaca
- amassamento e rolamento lateral em direção a axila
- pontos de acupuntura – ponto gatilho, ao longo da coluna e ao redor da escápula
- deslizamento com as mãos em toda a coluna e ombros.
Todos os movimentos da massagem seguem o sentido linfático.
Voce pode fazer movimentos de drenagem, de massagem modeladora, de massagem relaxante.
Mas sempre seguindo o sentido linfático.
No colo, pega-se dois bambus pequenos, e faz rolamento de dentro para fora.
Todos os movimentos da massagem seguem o sentido linfático.
Voce pode fazer movimentos de drenagem, de massagem modeladora, de massagem relaxante.
Mas sempre seguindo o sentido linfático.
No colo, pega-se dois bambus pequenos, e faz rolamento de dentro para fora.
Assim como na facial, usamos aqui também os pontos de acupuntura.vejamos:

UTILIZAÇÃO DE PONTOS DE ACUPUNTURA E O QUE ELES ATINGEM
Começamos com a desobstrução das cadeias de gânglios principais da face, colo e pescoço.
Realizar compressão e descompressão sobre o osso esterno juntamente com expiração e inspiração da cliente.
Promover compressão e descompressão com os bambus no músculo trapézio em direção a os pés
VC12 e VC4: afecções do intestino e problemas na menstruação


E25: problemas digestivos
VC26 e VB27: menstruação irregular e constipação intestina
VB30: dores nos membros inferiores e drenagem de líquidos
CORRIGINDO A POSTURA COM BAMBUTERAPIA ESPECIAL

Essa técnica de massagens com a utilização de bambus, cujo efeito provoca o alívio de tensões musculares, melhora da circulação sanguínea, a desintoxicação, regeneração e revitalização da pele e do organismo, pode ser usada também na correção da postura corporal, e um profundo relaxamento do corpo e da mente.

Vejamos a seguir, alguns procedimentos que podemos utilizar com nossas clientes que estiverem, além das necessidades de stress, redução de medidas, esteja também com problema postural que também influi muito naquela barriguinha acentuada que se pensa ser originada apenas da gordura localizada naquele local.

Técnica da Roller Massage

Podemos utilizar uma vara do bambu para aplicar a técnica do Roller Massage, que são:
- deslizamento superficial e profundo
- fricção
- extreme
- percuty
- relaxem essence
Esta técnica pode ser adaptada a protocolos cosméticos, dando preferência a princípios ativos específicos, sejam redutores ou relaxantes como óleos essenciais, banhos de espuma ou sais de banho
Sugestão de Protocolo Corporal

Farei aqui sugestão de protocolos de duas empresas, mas cada um poderá utilizar seu cosmético habitual.

Seqüência Corporal da Maquel
Protocolo Guaramax
1- Aplicar CREME ESFOLIANTE CORPORAL MAQUEL e proceder à esfoliação em todas as regiões a serem tratadas. Retirar tudo e secar bem a pele;
2- Aplicar uma camada de GUARAMAX nas regiões desejadas. Deixar na pele;
3- Aplicar uma camada de CREME PARA MASSAGEM E SUDORESE. Deixar na pele;
4- Envolver a cliente em filme osmótico (PVC) e levá-la à manta térmica por aproximadamente 1 hora. Ao final retirar tudo e secar bem a pele;
5- Aplicar FLUIDO DE NICOTINATO DE METILA MAQUEL e deixar;
6- Aplicar CREME DE MASSAGEM MAQUEL MIX e proceder à massagem modeladora com BAMBU ;
7- Para potencializar os resultados desejados, utilizar o aparelho de vácuo/endermo.
TALASSOTERAPIA - MANTA TÉRMICA + MASSAGEM ESTÉTICA
Celulite/Gordura Localizada/Reposição de Colágeno
1- Aplicar o RICE EXFOLIATOR CORPORAL MAQUEL e proceder esfoliação em todo o corpo. Retirar e secar bem a pele;
2- Aplicar GEL CORPORAL SUPER MAQUEL (3 ativos – Algas marinhas concentradas) e utilizar a Luva Massageadora com massagem leve e movimentos circulares até a penetração do gel. Deixar na pele;
3- Preparar uma mistura de ARGILA VERDE MAQUEL (enriquecida c/ Algas fucus e rica em Oligoelementos) + FLUIDO PARA BANDAGEM QUENTE (4 ativos – Algas marinhas). Formará uma pasta cremosa. Aplicar;
4- Envolver com filme osmótico (PVC) e colocar em fonte de calor (manta térmica) por 45 minutos;
5- Utilizar o OLIGO IONTO MAQUEL (serum concentrado c/ 9 ativos – Oligoelementos, colágeno e elastina) e ionizar no pólo positivo;
6- Opções de finalização:
- Drenagem linfática manual: deslizamento com CREME DE MASSAGEM SUPER MAQUEL (Algas marinhas concentradas);
- Massagem Modeladora: aplicar o TERMO CREME (Nicotinato de Metila + Bioex® Antilipêmico-Algas fucus) e proceder a massagem ou borrifar o FLUIDO DE NICOTINATO DE METILA MAQUEL (Nicotinato de Metila + Bioex® Antilipêmico-Algas fucus) e deixar até absorver e proceder massagem COM BAMBU, com o CREME DE MASSAGEM SUPER (Algas marinhas concentradas).
Uso em casa:
- Esfoliar 2X/semana c/ RICE EXFOLIATOR CORPORAL;
- Borrifar diariamente o FLUIDO DE NICOTINATO DE METILA nas regiões a serem tratadas e deixar na pele.
Vai aqui outra opção interessante de protocolo:
Protocolo prático de Massagem Integrativa para Redução de Medidas
Rolos, bambus, aparelho de drenagem linfática vibratória ou drenagem linfática manual

Protocolo da Adcos que seria uma massagem integrando o Roller e os Bambus.
Para trabalhar a massagem turbinada é só utilizar os dois rolos, de acordo com a necessidade da cliente, mas às vezes pode ser um pouco dolorosa, desta forma integrando técnicas a massagem fica mais prazerosa e mais eficiente para a cliente, e menos cansativa para o profissional.

Produtos utilizados: ADCOS
Acessórios utilizados:
Rolo Rosa (pele sensível, capilares mais frágeis e gordura localizada com celulite branda)
Rolo Azul (pele resistente, gordura localizada + celulite fibrosa)
Bambu
DLV (aparelho de drenagem linfática vibratória - exclusividade Baldo - opcional , caso não possua fazer as manobras manualmente)

Cliente em decúbito dorsal
1 – Fazer uma esfoliação (ESFOLIANTE REDUXCEL SML ADCOS), para melhorar a recepção da pele as substâncias ativas dos produtos para redução e celulite. Aplicar o produto promovendo movimentos circulares por toda a região afetada, após remover. Caso a cliente não necessite passar para o próximo item.
2- Aplicar o LIPO FORCE REDUXCEL SML com movimentos de pinçamento em todas as regiões que necessitem de redução de medidas, principalmente em áreas de contorno abdominal. Após ter promovido um primeiro aquecimento na pele, fazer esta seqüência de manobras:
- Amassamento nas laterais das pernas a região abdominal. 3X
- Rolamento nas pernas e abdome. 3X
- Puxar de baixo para cima (mãos alternadas) nas laterais das coxas e cintura para se promover a fixação da modelagem de contorno. 3X
- Após as 3 manobras fazer amassamento (só lateral) trazendo até a inguinal.
3- Aplicar o REDUXCEL TERMO CREAM. Movimentos ascendentes com o ROLO DE MASSAGEM TURBINADA iniciando pelos membros inferiores e em seguida na região do abdômen e cintura. Pode ser feita com o rolo rosa ou azul, de acordo com a pele, conforme observação no início. Observar a pressão da manobra, tomando cuidado para não apertar o rolo. Massagear com o rolo durante 20 minutos aproximadamente.
4- Ainda com o creme na pele, utilizar os Bambus em movimentos de pinçamento sempre ascendentes, para ativar a circulação. Iniciar pelos membros inferiores, após região abdominal e cintura. Utilizar bambus de diferentes tamanhos, para cada tipo de movimento de massagem, grosso (superficial) e fino (profundo) .
5- Em seguida fazer manobras drenantes com o aparelho DLV, desde os pés, por todo o corpo, finalizando com relaxamento na região cervical. Caso não possua efetuar os movimentos com as mãos (deslizamento).
6- Continuar a massagem aplicando o SISTEMA ANTICELULITE MOBILIZADOR SML (Fosfatidilcolina). Trabalhar com os bambus somente com movimentos de deslizamento para auxiliar a condução drena linfática.
7- Para finalizar a massagem na anterior do corpo, pode aplicar uma leve camada de gel crioterápico para favorecer a penetração da fosfatidilcolina aplicada anteriormente. Não retirar.
Cliente em decúbito ventral

1- Iniciar pulverizando o LIPO FORCE REDUXCEL e após os pinçamentos, fazer movimentos de rolamento nos membros inferiores e amassamento na região posterior de coxas e glúteo.
2- Em seguida, aplicar o REDUXCEL TERMO CREAM e iniciar uma excelente massagem turbinada. Caprichar principalmente na área posterior de coxas e na região glútea.(local preferido para celulites).
Aproveitar o rolo para fazer movimentos de levantamento da prega glútea.
3- Ainda com o rolo, fazer movimentos mais leves e deslizantes nas costas.
4- Continuar a massagem aplicando o SISTEMA ANTICELULITE MOBILIZADOR (Fosfatidilcolina ), trabalhar com os bambus somente com movimentos de deslizamento para auxiliar a condução dreno linfática. Para não ativar e para a permeação ser mais eficiente. Para ptose usar Firmante.
5- Nas costas e região cervical, fazer movimentos de massagem para relaxamento, caso tenha o aparelho DLV (Drenagem Linfática Vibratória), utilizar. Direção centrífuga, de dentro (coluna) para fora.
6- Para finalizar a massagem, aplicar uma leve camada de Gel crioterápico. Não retirar. A cliente deverá tomar banho após no mínimo 3 horas.
Obs: Não aplicar Gel Crioterápico na região dos pulmões e dos rins.
Este procedimento estético corporal poderá ser feito 2vezes por semana até completar 20 sessões. Manutenção de 1 vez semanal, ou de acordo com a necessidade da cliente. Indicar o uso diário (Home Care) de um produto da linha utilizada.
MATERIAL UTILIZADO
Maca
Bancada para colocação dos produtos
Uniforme (Branco)
Lençol descartável
Papel absorvente
Algodão
Espátulas
Cubetas
Touca
Luvas
Impresso para receituário (com registro e numero do profissional)
Carimbo do profissional
Tesoura
Gaze
Pincel
Máscara cirúrgica (bucal)
Toalhas auxiliares
Ficha de Informação do Cliente
Cosméticos para as manobras QUE PODEM ser óleo ou creme (pouco)
Kit de bambuterapia

FICHA DE AVALIAÇÃO DO CLIENTE
É fundamental que o profissional analise atenciosamente a ficha de avliação, uma vez que o Bambu tem as mesmas contra indicações da massagem modeladora, relaxante e até mesmo da drenagem linfática. O ideal é aplicá-la uma vez por semana, associada aos cosméticos específicos pra o tipo de pele em tratamento.
POSTURA DA ESTETICISTA

A boa apresentação pessoal da esteticista, é primordial para uma boa impressão da cliente. É necessário que se apresente com o uniforme ou avental limpos, sapatos claros, limpos, cômodos, baixos e silenciosos.
É imprescindível que as mãos estejam rigorosamente bem cuidadas, não podendo ter qualquer ferida, por menor que seja, pois esta apresenta um sério perigo para eventuais infecções, principalmente para o próprio profissional. As unhas devem estar tratadas e curtas, limpas e com esmalte claro para não machucar a cliente.
Antes de tocar a pele da cliente o profissional deve lavar as mãos e os antebraços cuidadosamente com sabonete e água corrente, enxugar bem e em seguida espalhar algumas gotas de um gel desinfetante, esfregar entre as mãos até secar por completo.
Com relação a esse desinfetante, o profissional deve oferecê-lo à cliente para também usá-lo, orientando-a para que possa usá-la em seu rosto - em caso de necessidade- sem perigo de contaminação
O cabelo deve ser curto ou preso, de preferência protegido por uma toca.
Deve apresentar-se bem maquiada, mas com suavidade, o hálito perfumado, usar perfumes discretos e usar máscara cirúrgica.
O comportamento deve ser discreto para que combine com sua apresentação pessoal. Falar pouco e de preferência sobre coisas que interessem à cliente. É importante saber ouvir e não falar de si mesma. A atenção dispensada a cliente deve ser delicada, sem muita intimidade, nunca comer qualquer tipo de comida, lanche, mascar chicletes, etc
Lembrando que o bambu é tratado contra fungos e deve ser higienizado com álcool 70º

A nossa postura deve ser sempre impecável, tratando a cliente com cerimônia relativa, de acordo com cada cliente. Temos sempre nosso visual limpo, falando baixo e com delicadeza. Sermos profissionais elegantes é sempre muito bom, mas além disso necessário, pois a elegancia nao esta apenas na vestimenta, mas também no olhar, no vestir, no andar, enfim, temos que ser o diferencial para aquela cliente que esta chegando em nossa cabine.

Nenhum comentário: