quarta-feira, 30 de julho de 2008

MODULO I PEDRAS QUENTES

Pedras Quentes
História da Terapia com Pedras Quentes, Ação da aplicação das pedras (Benefícios, efeitos fisiológicos, indicações e contra-indicações), Descrição dos Chakras (alinhamento, bom funcionamento, funcionamento deficitário, localização), Tipos de pedras (significado dos cristais), Cromoterapia, Aromaterapia, Seqüência passo-a-passo da massagem
HISTÓRIA


A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno, embora já exista há oito aos na Europa e Estados Unidos e também exista referência de seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento. No Brasil, foi introduzida há alguns anos pela esteticista Ala Szerman.
As pedras quentes eram utilizadas por monges, na antiguidade, para controlar a fome quando entravam em processo de jejum. Por isso a técnica auxilia na perda de peso. Além disso, a energia gerada quando as pedras quentes são friccionadas no corpo, chamada de piezoelétrica, diminui inflamações, melhora a regeneração celular, muito indicada também no tratamento anti-celulite.
Apesar de ser uma técnica terapêutica, também pode ser usada para emagrecer.
Os monges, quando ficavam horas em meditação, não podiam parar para comer e as pedras eram aquecidas e colocadas no estômago: é possível tirar a compulsão pela comida.
É clinicamente a aplicação de termoterapia, em que a condução do calor é transmitida ao corpo através de pedras plutônicas formadas na parte baixa do vulcão. Tais pedras foram esfriadas de forma lenta ao longo de milhares de anos, permanecendo em sua composição todo o seu potencial energético e bioquímico, como a olivina policristalina e o silicato de ferro e de magnésio. O calor emanado das pedras é aplicado ao corpo das pessoas por meio de técnicas avançadas de massoterapia alinhada a conhecimentos milenares de geoterapia e termoterapia. Como resultado, proporciona um efeito penetrante sobre o sistema muscular chegando, em alguns casos, a corrigir disfunções de órgãos e vísceras. A temperatura das pedras varia de acordo com a espessura do tecido epitelial de cada pessoa. A energia que provém das pedras penetra profundamente nos músculos, permitindo a limpeza, a desobstrução e a normalização do fluxo energético, que tem nos meridianos o seu principal meio de condução do ki (energia), obtendo-se então, a homeostase orgânica e energética.
Os clientes que recebem a Terapia das Pedras Quentes sentem-se recarregados energeticamente e com capacidade para trabalhar mais e melhor por períodos mais prolongados. Percebem de imediato:

• Um controle oculto do potencial bioelétrico dos meridianos;
• O estado de ansiedade, tensão, apreensão e agitação desconfortável sendo substituídos pela serenidade, relaxamento, calma e paz interior;
• Melhora na circulação sanguínea;
• Aumento do tônus muscular;
• Estimulação de processos fisiológicos como a digestão e a respiração;
• Melhora na mobilidade das articulações;
• Desfazimento de nódulos, eliminação de gordura e combate a celulite;
• Melhora no fluxo da energia vital;
• Alívio de dores na coluna vertebral e outras regiões do corpo;
• Liberação de emoções reprimidas.
Ajudando assim as pessoas a entrarem em contato com o seu eu interior, com a sua realidade e criar uma auto-imagem mais positiva.

Quando elegemos a Terapia das Pedras Quentes como auxiliar num tratamento corporal, ficamos sintonizados com o poder d sintonia dos elemento com as ordens da natureza,
- Os índios usam pedras quentes em seus rituais de cura
- os chineses, desde antes da dinastia Shang, isto é, cerca de 2000 - 1500 a.C, usam-nas para aliviar músculos cansados.
- Há outras culturas que adotam a Terapia das Pedras Quentes no banho. Um exemplo são os russos, que distribuem as pedras no fundo da banheira e deitam-se sobre elas com o intuito de absorver sua energia.
- Outro exemplo é uma ordem de monges japoneses que utiliza as pedras aquecidas no abdômen, após cada refeição.
A Terapia das Pedras Quentes é um presente da mãe natureza reservada a seus filhos para que possam restaurar, completamente, o equilíbrio do corpo e também assumir o controle de suas vidas, permitindo-lhes fazer as escolhas certas.

Usando-se temperaturas diferentes, quentes e frias, sobre o corpo e rosto, consegue-se produzir reações fisiológicas e orgânicas de mais alto benefício para o ser humano
É um método contemporâneo de técnicas multifacetadas, baseado na termoterapia Esta terapia ultrapassa os benefícios fisiológicos de uma massagem, mais do que isto, ela entra na área de maior dimensão do relaxamento puro, e de bem estar. Um equilíbrio interno e emocional é o resultado desta terapia a sensação permanece como ponto de comunicação do homem com a natureza.
A Técnica Massagem com Pedras Quentes ou “Stone Massge” foi desenvolvida em 1994 pela terapeuta Mary Hanigan em Tucson Estados Unidos. Nesta técnica o terapeuta utiliza as pedras vulcânicas, que são ricas em ferro e que armazenam grande quantidade de calor em contato com a pele, elas são pretas, lisas e dificilmente encontradas no Brasil, normalmente são encontradas nos Estados Unidos, vindas da Indonésia.

INDICAÇÃO E CONTRA-INDICAÇÃO

Todas as terapias têm suas indicações e contra-indicações. Não é diferente com a Terapia das Pedras Quentes. Devemos respeitar todas elas, fazendo a ficha de avaliação da cliente. Veja:

Principais Indicações
1. Fadiga
2. Alterações ósteo-articulares;
3. Problemas musculares, dor muscular, músculos atrofiados;
4. Alterações da saúde da mulher, cólica menstrual;
5. Estresse, cansaço, angústia, depressão;
6. Tratamentos estéticos corporais e faciais;
7. Prisão de ventre;
8. Gordura localizada, celulite;
9. Obesidade.
Principais Contra-indicações

1. Fraturas, ferimentos;
2. Osteoporose avançada;
3. Tumores;
4. Alterações de sensibilidade;
5. Cistite aguda (sobre a bexiga);
6. Gravidez;
7. Infecções agudas;
8. Doenças de pele;
9. Câncer;
Dicas:

Má circulação - colocar na planta dos pés pedras frias e massagear a perna com pedra quente (contra-indicado para quem tem problemas de varizes). O contraste térmico ativa a circulação, melhorando o inchaço, dores nas pernas, etc.

Enxaqueca - massagear a fronte com pedra fria.

Cólica - Aquecer as pedras e colocar na barriga sobre um pano.


Os grandes benefícios que a técnica produz são:
1. Elimina o estresse;
2. Estimula o poder dos sentidos;
3. Reorganiza e completa as funções orgânicas;
4. Melhora a tonicidade da pele;
5. Purifica e trata o Ser como um todo;
6. Alivia sintomas da TPM;
7. Elimina a sensação de cansaço;

8. Auxilia no tratamento da gastrite;
Outras funções das pedras

- Melhora as funções orgânicas - permite que se realize massagem profunda sem as dores da massagem convencional. O calor aplicado vai atuar em profundidade, possibilitando atingir benefícios inalcançáveis pela termoterapia convencional.
- Harmoniza corpo, mente e espírito - ajuda o cliente a se reconectar com suas raízes, com a energia da Terra, trazendo equilíbrio à sua vida diária, usando a energia eletromagnética que existe em todas as coisas. A Termoterapia induz à liberação de emoções bloqueadas e a técnica de massagem utilizada facilita ao máximo essa liberação.
- Equilibra o sistema nervoso - a sinergia da massagem com pedras quentes e a termoterapia não se limitam a deslizamento sobre os músculos. As manobras executadas com pedras quentes permitem alcançar as terminações nervosas superficiais que comunicam ao sistema nervoso a energia positiva que equilibra a perfeita união do corpo e mente.
O terapeuta da Clínica Caminho, Denílson Lopes, define o tratamento de três formas: “Equilíbrio, energização e relaxamento muscular”. O procedimento é simples - são colocadas pedras pré-aquecidas em locais específicos, umas fixas, e outras móveis para massagear o corpo, nesse caso usando um óleo relaxante para evitar o atrito. Ao longo da sessão, em média uma hora, são utilizadas cerca de 55 peças a uma temperatura de 50ºC, incluindo pedras semipreciosas, como ágatas, e as não-preciosas, como o basalto de amidalóide, também conhecidas como pedras de rio: “O calor das pedras é penetrado 4 cm abaixo da pele e espalhado na região”.
A História das Pedras que Curam
Desde os primórdios, as pessoas vêm sendo atraídas para as energias das pedras. Carregamos pedras por distâncias, para homenagear reis e deuses, até mesmo esculpimos nossos rostos e os dos nossos deuses nas pedras.
Há as pedras da sorte que as pessoas carregam em seus bolsos e os talismãs, criados para muitas formas de cura, renascimento, saúde e relacionamentos.
A energia contida na Chapada Diamantina é notória. Seixos rolados compostos basicamente de quartzo, encerram em seu interior a força dos cristais e a memória da energia.
Algumas culturas ensinam que pedras, rochas e pedreiras guardam as lembranças de todos os eventos deste planeta, senão do Universo.
VEJAM COMO ISSO É INTERESSANTE
Ao usar as pedras em um tratamento corporal, estamos novamente homenageando os poderes da Terra, permitindo que seus filhos unam-se em uma compreensão mais profunda da ordem da vida. A maioria, se não todos os tratamentos que utilizam pedras são passados oralmente de um curandeiro a outro. É uma honra ser escolhido para aprender a arte da cura através das energias das pedras. Os índios usam pedras quentes em seus rituais de cura, geralmente pedras cuidadosamente selecionadas, cujas nuanças variam de azuladas a pretas, de marrons a vermelhas. Também utilizam uma aquecida ao sol (helioterapia) sobre o ventre de uma mulher durante seu período de menstruação para aliviar a dor. Na cerimônia de passagem à puberdade, os meninos devem deitar sobre uma rocha dura e colocar pedras macias por entre os seus dedos dos pés para ensiná-los a diferença entre o duro e o macio, feminino e masculino, uma iniciação à compreensão da importância do equilíbrio da vida. Xamãs, médicos e curandeiros utilizam pedras e cristais em suas cerimônias de cura. Na China, o uso de pedras quentes para aliviar músculos cansados é uma pratica utilizada desde antes da Dinastia Shang (Cir. 2000-1500 AC)
As Pedras – cor, quantidade.

As pedras mais indicadas para massagem são: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide ou pedras plutônicas. Destas há muitas variedades no Brasil. Muitas contêm olivina, silicato de ferro e de magnésio, e as que são conhecidas como basalto amigdaloide, contêm quantidades notáveis deste mineral. É uma pedra de grãos finos, muito densa e forma massas cristalinas finas.

A densidade das pedras é 2,5 vezes o peso por volume de água. A dureza é de 7, na escala de Mohs de 1 a 10, sendo que um diamante é de 10. As pedras foram formadas na parte baixa na terra, e esfriadas lentamente, sofrendo modificações em sua composição em razão da metamorfose e cristalizando várias vezes, aumentando a densidade.

As pedras frias normalmente devem ser de mármore. O mármore vem de placas de cristais que flutuam sobre o manto grosso de 2700 Km, que por sua vez flutua sobre um núcleo líquido extremamente quente, como bolinhos sendo cozidos na água quente. É a interação da crosta, do manto e do núcleo que torna o calcário sedimentar relativamente macio e um mármore metamórfico extremamente duro. Achar as pedras adequadas é uma missão difícil, já que cada uma delas tem uma ação diferente.
As Pedras – cor, quantidade.

As pedras mais indicadas para massagem são: ágata calcedônia, feldspato, basalto amigdaloide ou pedras plutônicas. Destas há muitas variedades no Brasil. Muitas contêm olivina, silicato de ferro e de magnésio, e as que são conhecidas como basalto amigdaloide, contêm quantidades notáveis deste mineral. É uma pedra de grãos finos, muito densa e forma massas cristalinas finas.

A densidade das pedras é 2,5 vezes o peso por volume de água. A dureza é de 7, na escala de Mohs de 1 a 10, sendo que um diamante é de 10. As pedras foram formadas na parte baixa na terra, e esfriadas lentamente, sofrendo modificações em sua composição em razão da metamorfose e cristalizando várias vezes, aumentando a densidade.

As pedras frias normalmente devem ser de mármore. O mármore vem de placas de cristais que flutuam sobre o manto grosso de 2700 Km, que por sua vez flutua sobre um núcleo líquido extremamente quente, como bolinhos sendo cozidos na água quente. É a interação da crosta, do manto e do núcleo que torna o calcário sedimentar relativamente macio e um mármore metamórfico extremamente duro. Achar as pedras adequadas é uma missão difícil, já que cada uma delas tem uma ação diferente.
As qualidades das pedras fornecidas são a calma, o sono, o descanso, a solidez e pouco ou nenhum movimento. Elas abrem canais de energia e são a abertura para o ensinamento e o foco. Também há um foco claro no plano físico, um calmante da mente e um consecutivo desacelerar do movimento físico. Estas pedras permanecem quentes mais tempo que quaisquer outras rochas dos rios. É importante que a energia eletromagnética das pedras e das pessoas seja similar.


Ao colher as pedras tratamos de achá-las nas cores, variando de cinza escuro a preto e de marrom a vermelho escuro. Quanto mais macias e vitrificadas, mais tempo reterão o calor quando aquecidas na água. As pedras podem ter muitas formas, mas poucas são adequadas. Cada pedra tem uma finalidade na vida. As escuras representam a energia masculina / yang
A cor preta ajuda a abrir canais de energia, dando abertura e focando a energia do cliente e acalmando a mente e as emoções com um foco firme no plano físico.
Para equilibrar nosso Corpo-Mente-Espírito, deve-se usar tanto Yin, quanto Yang.
Se as pedras pretas forem Yang, as pedras de mármore complementarão as pedras masculinas (pretas) com energia feminina / Yin, o lado delicado de nosso Espírito.
A pedra branca de mármore escolhida para ser usada na Terapia das Pedras Quentes permanece mais fria por mais tempo e dá contraste ao tratamento. É um enorme prazer usar as duas cores opostas juntas
A cor branca ajuda a elevar a consciência de que estamos neste vasto Universo, abrindo o Chakra da nossa coroa para receber informações e permitir que caminhemos na Luz de nosso Espírito
VEJAM NAS FOTOS. OS CHAKRAS.
A Colocação Apropriada das Pedras
A palavra chakra é uma palavra sânscrita e significa "roda de luz". Estamos todos em movimento em volta de uma roda, a Terra, você, tudo isso e eu existimos, até mesmo as menores moléculas e átomos. As rodas de movimento geralmente giram no sentido horário, apesar de que, às vezes podem girar no sentido anti-horário. Para o corpo humano a energia é recebida do lado esquerdo (o lado recipiente ou yin / feminino) e é transmitida do lado direito (o lado libertador ou yang / masculino). Toda vez que trabalhar em alguém, vá do lado esquerdo do corpo para o direito, tanto em uma massagem quanto em um tratamento.
Há sete chakas principais, bem como sete camadas do campo de Energia, mais conhecido como aura.
Cada camada da aura está em harmonia com um chakra e, por sua vez, está associado à uma função psicológica do corpo. O movimento da energia através do corpo leva o cliente a um estado mais profundo de meditação ou relaxamento. Ao usar as pedras em conjunção com um tratamento de energia, o terapeuta pode ajudar o cliente a recuperar o equilíbrio físico mental e da Alma. Criar uma sensação de bem estar, equilíbrio, uma sensação de todo, que talvez já não se sinta há algum tempo.
Iniciando do lado esquerdo para o direito a colocação das pedras mantêm um ritual ancestral, descrito em pergaminhos. Um desenho de linha paralela com pedras da coluna, trás uma melhora e um profundo relaxamento. Em seguida são colocadas as pedras de conexão.
A conexão indestrutível do Ser Humano com a Natureza. Antes da massagem é feita uma abertura e conexão energética, formando um único campo do cliente e da massagista. A abertura ajuda a despertar os Chakas e permite um estado mais profundo de relaxamento para o cliente que por sua vez permite que os canais de energia sejam abertos e fiquem dispostos a receber toda a Luz que lhes é canalizada. A técnica de conexão energética que é aplicada em seguida respeita o círculo no horário de sentidos, que representa o renascimento, isto ajuda o corpo a abrir e desobstruir as vias para que a energia possa fluir livremente através dos Chakas. Existe uma união do cliente com as pedras e uma reação de confiança, segurança e conforto.
VEJAM ESSA COLOCAÇÃO IMPORTANTE;

INICIAR A MASSAGEM, COLOCAÇÃO DAS PEDRAS PELO LADO ESQUERDO.

SERÁ QUE LEMBRAMOS SEMPRE DISSO?
Um dos princípios que a Terapia das Pedras Quentes se baseia em termoterapia é os benefícios que este método proporciona. A termoterapia é a aplicação de diferentes temperaturas com a finalidade de mudar as respostas fisiológicas do corpo.
O uso de calor e frio é a massagem mais eficaz e atual no campo até o momento. A circulação é modificada rapidamente com o uso de pedras quentes e frias. Se a circulação aumentar, a nutrição também aumentará e o mesmo acontecerá com as células nas funções do corpo. Acredita-se que ao aumentar o fluxo sanguíneo através da pele, o fígado, o intestino e os rins sofrem desintoxicação.
Ao usar tanto pedras quentes quanto frias em uma massagem, você está acelerando a troca de sangue, linfa e fluidos digestórios do corpo. Ao usar as duas temperaturas extremas, aumenta-se o fluxo sanguíneo na área, bem mais que se tivesse usado quente e frio separadamente. Aumenta-se assim a circulação, e a qualidade do sangue, portanto a pessoa melhora.
A aplicação de pedras quentes e frias produz uma série de respostas internas. A aplicação prolongada de pedras quentes em uma área atua como um derivativo que diminui o sangue e a linfa de uma área, aumentando o sangue e a linfa em outra. O oposto ocorrerá com aplicação pequena de pedras frias, chegando a resultados de retrostase. É importante entender estas respostas para determinar o curso que um tratamento deve seguir.

Relação entre Chakras e os Cristais

7º Chakra – Centro da Coroa
Pedra: Violeta e branco
Canalização de energia cósmica aspectos espirituais da humanidade.
6º Chakra – 3ª Visão
Pedra: Índigo, ametista, calcitaótica
Percepção interior, visualizar e compreender conceitos mentais
5º Chakra – Garganta
Pedra: Algas marinhas, fluorita
4º Chakra - Coração
Pedra: Rosa, Verde
Amor a todos os reinos da natureza. Aventura para a vida.
3º Chakra – Inferiores
Pedras: Citrino, topázio verde - Quem é você dentro do universo, prazer e expansividade, consciência da universalidade da vida.
2º Chakra – Púbico
Pedras: calcita, laranja, pedra da lua.
Qualidade de amor ao sexo oposto. Concessão e recebimento do prazer físico, mental e espiritual.
1º Chakra – Centro do Cóccix
Pedras: hematita, jaspe, turmalina negra
Qualidade de energia física e vontade de viver.
Ação das Pedras
Ametista - Os gregos acreditavam que essa pedra protegia contra a nostalgia, maus pensamentos, também que podia transformar maus pensamentos em otimismo, libertando-nos de falsos amigos. Exerce efeito calmante sobre o coração e os nervos, melhorando a capacidade de concentração.
A ametista cuida e protege a pele e impede a queda do cabelo.
Sodalita - fortalece os nervos, clareia o intelecto, proporcionando confiança e força para defender o próprio ponto de vista.
Água Marinha - penetra de maneira muito regeneradora e rejuvenecedora na aura e na alma, melhorando as depressões e fortalecendo a autoconfiança.
Quartzo Rosa - Incentiva o amor. A unakita atua sobre o corpo para restauração do equilíbrio (yin e yang) tem propriedade calmante e diminui as perturbações psicossomáticas. Proporciona suavidade, carinho, amor e nos ajuda a curar as feridas do coração, é um grande revitalizante facial.
Citrino – abertura de novos caminhos. Aproxima-se da força do sol e abre os corações e as almas para coisas novas. torna-nos mais compreensivos para com as outras pessoas.
Calcita Alaranjada - Inspiração e memorização, a calcita laranja como poderosa pedra energizante, penetra em todo o nosso corpo, permite reconhecer situações intuitivas.
Turmalina Preta - Funciona como pára-raios de influxos negativos. É umas das mais poderosas pedras para o nosso corpo e alma. Durante a meditação ou equilíbrio dos chacras, a turmalina preta deverá ficar entre os pés ou joelhos.
Jaspe – 0 Jaspe vermelho fazia parte das pedras mais valiosas da antiguidade e foi até mesmo mencionado nas revelações da bíblia entre os Judeus. O jaspe tinha um significado muito importante. Acreditavam que o jaspe protegia contra as moléstias femininas e lhes proporcionavam uma gravidez harmônica.
Liberação, desoneração de cargas altas de consciência de responsabilidade. Reconhecimento, liberdade, sono tranqüilo, senso de segurança.
Quando voce massageia usando só pedras, usa-se apenas as pedras.
Tem pedras para todos os pontos.
Pedras grandes para o longo da coluna, frente.
Pedras pequenas para garganta, olhos, terceiro olho. Na apostila serão colocadas varias fotos dessas pedras.
Quando trabalhamos com cristais, usamos também a cromoterapia.
Usamos também, como fou falado lá atrás, pedras pretas e brancas (mármore).
Meridianos

Os orientais acreditam que a energia vital, circula no nosso corpo ao longo de meridianos semelhantes aos circuitos sangüíneo,
nervoso e linfático e que essa força vital controla o funcionamento de todas as células. A energia precisa fluir livremente
ao longo dos meridianos para que cada órgão se mantenha em perfeito estado de saúde.
O sistema de meridianos unifica todas as partes do corpo e é essencial para a manutenção de um equilíbrio harmonioso.
Os meridianos transportam a energia e o sangue, regulam o yin e o yang, umedecem os tendões e os ossos, beneficiam as articulações.
A teoria dos meridianos desenvolveu-se juntamente com a evolução da acupuntura, uma terapia que envolve a inserção de
agulhas finas em pontos específicos da pele.
Os chineses descobriram que certas áreas (pontos) eram mais sensíveis quando um órgão ou função corporal estava prejudicado.
Esses pontos pareciam formar um traçado definido, um meridiano, que ia até o órgão ou função em particular.
Os meridianos formam a base da acupuntura, do shiatsu e também da reflexologia.
Para os chineses, os meridianos são parte daquilo que nos faz "funcionar".
Embora sua existência não tenha sido cientificamente comprovada; no entender da medicina ortodoxa, estão sendo feitas
pesquisas intensivas na China para satisfazer a exigência de provas dos ocidentais
Embora existam teorias dignas para serem consideradas, como explicar que dentro do
nosso corpo corre uma energia.
Embora a energia ch'i circule por todo o corpo num período de 24hs, onde cada órgãotem um período mínimo de duas horas de atividade e um período mínimo de duas horas de fluxo, essa energia tem o seu ritmo reduzido por algum bloqueio interior ou passaa fluir mais rapidamente do que o normal por causa de alguma influência externa ou, então, há uma energia extra no sistema e o corpo é desequilibrado, e isto pode causar uma doença.
Na verdade, apenas um meridiano atravessa todo o corpo, mas ele é dividido em catorze seções que são descritas de acordo com suas posições e funções.
Dos catorze meridianos, doze são considerados os meridianos "principais".
Esses são bilaterais (formam pares), resultando em 24 caminhos distintos.
Cada meridiano está ligado e relaciona-se com um órgão específico, do qual recebe o
seu nome e na maioria dos casos os órgãos são aqueles com os quais estamos familiarizados.
Ele também está ligado ao outro meridiano do par e ao órgão com o qualeste tem
um relacionamento específico.
Os pares de meridianos são constituídos por um aspecto yin e um aspecto yang, e são
dominados por um dos cinco elementos.
Por ex: o meridiano do rim (yin) estárelacionado com o meridiano da bexiga (yang) e ambos
são regidos pelo elemento água.
É difícil traçar uma linha divisória entre os conceitos anatômicos e fisiológicos de uma
energia vital. Os órgãos são descritos pela sua função em vez de o serem pela sua
estrutura e localização, e a idéia da cosmologia, em outras palavras, a contínua interação
entre o yin e yang, as quatro estações e os cinco elementos, dominam tanto as teorias
sobre estrutura como as teorias sobre função
APLICAÇÃO PROLONGADA COM PEDRAS QUENTES
A ação primeira da aplicação prolongada com pedras quentes em uma área de reflexo causa dilatação passiva dos vasos sanguíneos do órgão relacionado. Ao utilizá-la o calor é levado do centro para a superfície da pele, assim os músculos relaxam devido ao aumento do fluxo sanguíneo. A circulação interna do sangue diminui, desacelerando a atividade dos órgãos internos, acontece um relaxamento da atividade cardíaca, com diminuição no volume de sangue bombeado por batimento.
Vejamos:
Chakras - A aplicação prolongada de pedras quentes sobre os principais Chakras dá a sensação de estar na terra sendo embalado pela Mãe Terra. Algumas pessoas relatam a sensação de estar de volta no útero.
Sistema Nervoso - Aplicação prolongada de pedras quentes é sedativa. Na aplicação prolongada com Pedras Frias, os efeitos reflexos das aplicações prolongadas com pedras frias causam contração dos músculos e diminuem a atividade do órgão relacionado, por exemplo :
Artérias - Aplicação prolongada com pedras frias causa contração da artéria receptora da aplicação e de suas ramificações mais distantes.
APLICAÇÃO PROLONGADA COM PEDRAS QUENTES
A ação primeira da aplicação prolongada com pedras quentes em uma área de reflexo causa dilatação passiva dos vasos sanguíneos do órgão relacionado. Ao utilizá-la o calor é levado do centro para a superfície da pele, assim os músculos relaxam devido ao aumento do fluxo sanguíneo. A circulação interna do sangue diminui, desacelerando a atividade dos órgãos internos, acontece um relaxamento da atividade cardíaca, com diminuição no volume de sangue bombeado por batimento.
Vejamos:
Chakras - A aplicação prolongada de pedras quentes sobre os principais Chakras dá a sensação de estar na terra sendo embalado pela Mãe Terra. Algumas pessoas relatam a sensação de estar de volta no útero.
Sistema Nervoso - Aplicação prolongada de pedras quentes é sedativa. Na aplicação prolongada com Pedras Frias, os efeitos reflexos das aplicações prolongadas com pedras frias causam contração dos músculos e diminuem a atividade do órgão relacionado, por exemplo :
Artérias - Aplicação prolongada com pedras frias causa contração da artéria receptora da aplicação e de suas ramificações mais distantes.
Membranas Mucosas Nasais - Aplicação prolongada com pedras frias nas mãos, pode estancar sangramento nasal. Nesta massagem o pulso e os polegares do terapeuta são poupados, evitando esforço indevido, enquanto que as pedras ajudam a liberar os músculos tensos ou machucados do cliente.

A terapia das Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais fundo nos clientes, com muito pouca pressão por parte do terapeuta. Usar as pedras ajuda o terapeuta a ir fundo naqueles pontos de gatilho mais resistentes que precisam de trabalho especifico, pontos que podem levantar o cliente da cama com dor. São aplicadas as manobras de Massagem Clássica e Shiatsu. Pedras de variadas formas adaptam-se tanto as curvas do corpo, como nas mãos do terapeuta. Deslizamento, effleurage, petrissage e fricção formam diferentes campos elétricos, através dos quais mandamos mensagens para o nosso cérebro
Pedras Quentes e Ayurveda

A Terapia das pedras quentes tem como excelência, levar o paciente ao encontro do relaxamento vital, advindo da natureza assim como levá-lo a civilizações antigas como o Egito, Grécia e India.

Isto acontece, devido à origem desta terapia que é citada até mesmo no antigo testamento. Assim, este trabalho corporal termotrópico condiciona o paciente ao equilíbrio mental, emocional e físico que é conduzido pelas alternâncias do uso das pedras e a profundidade epidérmica alcançada pela expansão provocada pelas temperaturas adquiridas através do posicionamento das pedras.

Pedras guardam lembranças de todo o planeta, existe nelas algo que chamamos de inteligência cósmica que é transmitida ao paciente através do contato realizado com as técnicas utilizadas na terapia.
AROMATERAPIA

Pode-se unir a terapia de pedras quentes à aromaterapia e ao uso de óleos essenciais, que, por serem vegetais, são completamente absorvidos pela pele e circulam pelo sangue, chegando aos pontos do corpo que precisam de auxílio para voltar ao equilíbrio.
Os aromas têm o poder de abrir os sentidos para transformações sutis, prolongando o efeito de realinhamento iniciado pelas pedras e os óleos.
Aliada à energia das plantas concentrada nos óleos essenciais, a terapia de pedras quentes é um abraço sólido e amoroso da Mãe Terra para nos ajudar a ter saúde e equilíbrio.
Há muitas variedades de pedras que se pode utilizar nas massagens, as mais apropriadas são as que têm, no interior substâncias térmicas para manter o calor por longo período. Com as pedras frias a mais indicada é a pedra de mármore.
Observações adicionais:
A energia gerada pela fricção das pedras sobre o corpo é chamada de Piezoelétrica. Tem o poder de diminuir inflamações, regenerar células e auxiliar no tratamento para a celulite.
Outros benefícios são conseguidos com a terapia: Alivia sintomas da TPM; Elimina a sensação de cansaço; Desperta a energia vital; Harmoniza o corpo e a mente; Melhora as funções orgânicas; Auxilia no tratamento da gastrite.
Usamos pedras, cristais, cores, aromas, óleos.
Utilizamos os chakras e meridianos e também os MARMAS;
MARMAS

Marmas, palavra que significa “zonas vulneráveis ou sensíveis”, são pontos que podem ser usados especificamente para diagnóstico ou como prática da busca do bem estar e da longevidade.
Os marmas são parte integrante da terapia Ayurveda podendo ser trabalhados em termos terapêuticos e considerados pilares em busca da saúde e qualidade de vida.
A existência destes pontos tão vitais demonstra que o corpo não é simplesmente uma massa física, mas um corpo de energia complexo com pontos de forças por meio dos quais podemos atuar nos processos fisiológicos e psicológicos.
A ciência dos marmas é uma prática veda extraordinária e dinâmica.
A terapia com pedras aquecidas nos pontos que são conhecidos como Marmas ajustam o fluxo de energia do paciente e consequentemente geram oportunidades de equilíbrio corporal e mental.
Os pontos energéticos são mais do que 107, porém iremos utilizar aqueles que são chaves para gerar uma harmonia corpo/mental
CROMO STONE MASSAGE
A sinergia da massagem com pedras aquecidas ou frias não se militam a deslizamentos sobre os músculos. Suas manobras atuam sobre o sistema nervoso sensitivo equilibrando o corpo e a mente.

As cores como vibração energética, propagando-se emdeterminada freqüência, produz mudanças quimicas de forma sutil no ser humano, interferindo no seu metabolismo no nível físico ou emocional.

Algumas ações terapêuticas de algumas cores:

Laranja – cor a alegria, antidepressiva, boa digestão, rejuvenesce,vitaliza.

Amarelo – criatividade, purifica o sistema e é benéfica para a pele

Azul – acalma, é analgésica, regenera a célula dos músculos.

Verde – aumenta a capacidade física e mental, antiinfeccioso, anti-séptico e regenerador.
TIPOS DE PEDRAS


Os geólogos descobriram que as pedras podem ser formadas por: ortoclásio, piroxênio, feldspato de plagioclásio, silicato vitrificado, augita, ferro e constituintes de magnésio.
As mais indicadas para massagem são: ágata, calcedônia, feldspato, basalto, amigdalóide ou pedras plutônicas.
Os cristais, que são muito utilizados na massagem, se originam do magma (rocha derretida) ou dos gases igneous do interior da terra, outros dos fluxos de lava vulcânica.

Nenhum comentário: