quarta-feira, 5 de novembro de 2008


Massagem faz bem para o corpo e para alma
O toque humano, feito por um profissional na área da massagem é algo de melhor que se pode ter na vida.

Pois revitaliza, energisa, revigora, relaxa, descontrai, acalma, tranquiliza, desbloqueia, anima, estabelece novas metas e clareia pensamentos.

BENÉFICIOS E CONTRA INDICAÇÕES DA MASSAGEM ...

INDICAÇÕES DA MASSAGEM
Os benefícios terapêuticos podem ser esperados da massagem quando ela é usada apropriadamente para conseguir os seguintes objetivos:

Aumentar a circulação em musculatura paralisada;
Restaurar músculos rígidos para seu comprimento normal de repouso;
Mobilizar os tecidos que estão aderidos de forma anormal às estruturas vizinhas;
Aumentar a tolerância dos tecidos à pressão;
Aliviar a dor;
Relaxamento específico e geral;
Melhorar o bem-estar psicológico.

A massagem é melhor utilizada em combinação com outras modalidades elaboradas para reduzir a dor, promover a cicatrização e restaurar a função.

CONTRA-INDICAÇÕES DA MASSAGEM
Podem ser esperadas reações adversas em 3 tipos diferentes de circunstâncias:
1) quando a massagem é contra-indicada para o paciente;
2) quando a técnica é inapropriada para a condição que está sendo tratada, ou
3) quando uma técnica inapropriada é incorretamente aplicada.

Por exemplo, a massagem é medicamente contra-indicada sobre malignidades, ferimentos abertos, tromboflebite e tecidos infectados. Uma técnica de massagem inapropriada pode causar dano se aplicada em tecido mole calcificado, pele que sofreu alterações tróficas, enxertos de pele, tecido agudamente inflamado, ou durante uma terapia anticoagulante. Tem sido relatada lesão nervosa quando a acupressura é aplicada vigorosamente demais, resultando em compressão nervosa periférica devida à formação de hematoma.

OS EFEITOS DA MASSAGEM ....

EFEITOS DA MASSAGEM
Os efeitos da massagem podem ser melhor entendidos se temos em mente que existem componentes tanto fisiológicos quando psicológicos envolvidos. Além disso, em sua natureza os efeitos fisiológicos podem ser tanto mecânicos como reflexos. Embora sejam discutidos separadamente, todos os efeitos interligam-se profundamente.

Fisiológicos:
Mecânicos: A aplicação de pressões externas num membro edemaciado na direção correta irá ajudar no retorno venoso, enquanto que a massagem em geral só terá efeito substancial na melhora do fluxo sanguíneo num membro normal se a massagem for vigorosa e de longa duração. Pode ocorrer segundo Wakim e col., um aumento moderado, consistente e definitivo na circulação após massagem com frotamento profundo e amassamento nos membros de indivíduos que têm paralisia flácida, embora neste estudo não ter sido observado alterações no fluxo sanguíneo de membros contralaterais. Os aumentos do fluxo sanguíneo são facilmente observáveis, pela hiperemia da pele após a massagem. Esta resposta pode ser devido à estimulação de mastócitos, que produzem uma substância semelhante a histamina que provoca a vasodilatação das arteríolas superficiais. Outro fator que contribui pode ser a estimulação mecânic de terminações sensoriais, que provoca uma resposta reflexa mediada pela medula espinhal. Contudo, o sistema linfático é passivo e só depende de forças externas tais como a ação muscular, para criar um fluxo de linfa. Bauer e Col, demonstraram que proteínas injetadas nas articulações de cachorros eram removidas pelo sistema linfático e que a massagem e exercícios passivos aceleravam esse processo. É bem aceito que no tratamento de linfedema é efetiva a compressão, aplicada manualmente ou or meio de dispositivos pneumáticos, combinados com elevação da parte a ser tratada.
A massagem por fricção foi empregada com sucesso em cicatrização e reparação do sistema músculo-esquelético . A abordagem especificamente limitada da massagem com fricção leve transversa nas fibras foi geralmetne usada para prevenir adesões no estágio agudo da lesão. Também a fricção profunda pra quebrar elos de material fibroso nos estágios subagudo e crônico das lesões músculo-esqueléticas foi empreagda com efetividade clínica.
Apesar de muitos rumores, não existem evidências de que a massagem tenha qualquer efeito sobre a obesidade, massa muscular, força muscular ou atrofia de músculos desnervados.
Os movimentos de percussão na massagem como os usados na fisioterapia respiratória aplicam forças mecânicas suficientes para que o tórax afrouxe e mobilize secreções nos pulmões. E se combinado com forças da gravidade podem prevenir complicações respiratórias após cirurgia e tratamentos pulmonares que já estejam ocorrendo.

Reflexos: Segundo estudos feitos por Barr e Tasler, sobre respostas autonômicas e massagem de coluna em pessoas normais, concluíram que um aumento na atividade simpática ocorreu durante a massagem, com base em medida do aumento retardado da pressão sanguínea sistólica, aumento na frequência cardíaca, atividade de glândulas sudoríparas, temperatura periférica da pele, temperatura corporal e diminuição na frequência respiratória.
Trabalhos de Dicke é baseado na premissa de que existem zonas reflexas perto da superfície do corpo (entre a pele e o músculo)que, quando comprometidas, ou encurtadas, podem ter um efeito distinto sobre órgãos viscerais. Muitos efeitos sedativos ou de relaxamento relatados são considerados uma resposta reflexa; mas isto é difícil de separar da psicodinâmica que pode surgir quando " são colocadas as mãos "
As aplicações clínicas recentes da massagem baseiam-se nos efeitos fisológicos supostos da massagem sobre o sistema motor gama. Deu-se alguma ênfase à estimulação dos òrgãos tendinosos de Golgi através da pressão profunda e sobre alterações no comprimento de repouso dos fusos musculares através da relaxação dos extensores da coluna e outros músculos.

Psicológicos: Pacientes aprecisam muito a massagem e alguns tornam-se inclusive, dependentes dela pela atenção e contato individual com outra pessoa.
Ela é melhor visualizada em 3 níveis:

1. O ato físico de tocar outro indivíduo;
2. O significado simbólico de uma pessoa entrando no " espaço de vida" da outra pessoa;
3.A resposta individualizada específica baseada em valores e na experiência passada do paciente.

O profissional deve considerar as variáveis em cada nível com respeito aos resultados psicológicos do tratamento. O processo simples de ser tocado por outro ser humano pode produzir uma resposta de afastamento em alguns pacientes. Dentro das relações paciente-terapeuta, a confiança, respeito mútuo e uma apreciação das sensibilidades pesoais irão maximizar os resultados fisiológicos do tratamento.

TERAPIA DAS PEDRAS QUENTES ...

Há muitos milhares de anos que na África, América, China, Egipto e Índia as pedras eram usadas para cerimónias, fins lucrativos, proteção e tratamento. Nesta massagem holística faz-se uso das pedras quentes e frias numa massagem profunda de relaxamento e de re-energização.
Esta massagem baseia-se numa técnica ancestral que harmoniza as energias emocionais, mentais e físicas. Utilizam-se os efeitos energéticos, vibratórios e as propriedades das pedras vulcânicas e Cristais em vários pontos estratégicos do corpo, juntamente com as qualidades dos óleos essenciais.
Esta terapia,
• melhora as funções orgânicas
• recupera a energia vital do ser humano
• melhora a circulação e as funções metabólicas
• equilibra o sistema nervoso • elimina o stress
• harmoniza o corpo, a mente e o espírito
Esta massagem permite a libertação de emoções bloqueadas e oferece um estado de relaxamento, equilíbrio, recuperação física e psíquica; desencadeia uma ação de alívio, calmante e tonificante, conduzindo a um profundo bem-estar e serenidade.
Efeitos fisiológicos das pedras quentes,
• vasodilatador • relaxador muscular
• aumenta a irrigação sanguínea
• aumenta o metabolismo celular
• sedativo sobre o sistema nervoso
• estimulante • diminuição das inflamações
• tonificante dos músculos
• efeito analgésico Indicações da massagem holística com pedras,
• melhora as funções orgânicas • recupera a energia vital
• estimula a perda de peso excessivo • equilibra o sistema nervoso
• atenua / elimina o stress Portanto, harmoniza o corpo, o espírito e a mente...